Reunião prevê cursos para distrito de Campos
Em reunião com representantes da Prefeitura de Campos, a Pró-Reitoria de Extensão do IF Fluminense estudou possibilidades de implantação de cursos técnicos na localidade.
Pintura que retrata a casa de Nilo Peçanha, situada na localidade de Morro do Coco.
O Pró-Reitor de Extensão, Eugênio Naegele, os representantes da localidade do Morro do Coco e da Prefeitura de Campos, estiveram reunidos, na última terça-feira, para estudar a possibilidade da implantação de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e também cursos técnicos na localidade.
De acordo com Eugênio, desde 2009 a Reitoria do Instituto Federal Fluminense, mantém uma relação com os representantes da comunidade do Morro do Coco, Evaldo e Davi Santana, na expectativa da cessão do terreno, onde poderá ser construído as dependências do Instituto.
“O primeiro passo é que haja a doação do terreno na localidade, para que se possa posteriormente pensar que cursos serão implementados. A princípio podemos trabalhar com o modelo dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), cuja administração está sendo discutida entre os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia”, comentou o Pró-Reitor.
Por ser o lugar de nascimento do ex- presidente da república, Nilo Peçanha, que também foi fundador da Escola de Aprendizes Artífices, o Instituto Federal Fluminense considera de extrema importância a presença na localidade de Morro do Coco.
Durante a reunião, o secretário de Obras, César Romero Ferreira Braga e o coordenador de Infraestrutura Antônio José Petruci Terra, sugeriram uma área para doação de cerca de 35.000 m², justamente no local onde se encontrava a casa original de Nilo Peçanha.
Em 06/10/2011